Maiores erros de CEO de startups: veja se você comete algum deles

Maiores erros de CEO de startups: veja se você comete algum deles

O conceito de startups define empresas em estágio inicial, que buscam ter sucesso com um negócio escalável e lucrativo. No entanto, isso pode ser difícil em alguns momentos.

Afinal, o risco costuma ser alto, e muitos não sobrevivem ao primeiro ano de atividade, por conta dos diferentes desafios inerentes a atividade e claro a cenários instáveis como os de nosso país, que impedem muitas vezes o crescimento do negócio.

Nesse caso, você gerencia com sucesso sua startup? Veja se comete alguns desses erros e saiba como corrigi-los o quanto antes:

Fazer tudo sozinho

A princípio, um dos erros mais simples e mais comuns cometido pelos CEO de startups é procurar fazer tudo sozinho.

Trata-se do equívoco de tentar fazer todas as tarefas da empresa, sem saber ou conseguir delegar, ou seja, não distribuir as atividades entre colaboradores e terceiros.

Mesmo que, em diversos casos, as equipes de startups sejam inicialmente pequenas, é fundamental não assumir todas as responsabilidades.

Uma alternativa é buscar uma empresa terceirizada para realizar essas tarefas, ou saber como delegar entre os colaboradores disponíveis, para ter mais foco nas atribuições que cabem ao CEO.

Contratar pessoas erradas

Diversas startups de sucesso se tornaram conhecidas globalmente, como Facebook ou a Apple. Para isso, elas apresentaram uma característica em comum, o alinhamento dos colaboradores com a cultura da empresa.

Afinal, eles são responsáveis por grande parte dos resultados. Por isso, ao contratar profissionais com o perfil desalinhado, o crescimento do negócio ficará comprometido.

Além disso, os custos de substituir uma pessoa que não está alinhada são altos. Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM, ou Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos, em tradução livre), os gastos para trocar um Colaborador equivalem de seis a nove salários.

Por isso, escolher as pessoas certas é um passo fundamental para as startups atuarem de forma mais assertiva.

Descuidar do seu plano de negócios

Um dos pontos que auxiliam no sucesso das startups é apresentar soluções únicas e que, de fato, atendam ao mercado.

Para isso, é necessário verificar como a empresa se organiza e oferece seu serviço, alinhando elementos como:

  • estratégia;
  • planejamento;
  • marketing e vendas;
  • contratação de profissionais;
  • produção/entrega de serviço;

Nesse caso, é recomendável criar um plano de negócios que contenha todas essas etapas de gestão, e evitar descuidar desta estrutura.

Com isso, será possível seguir o planejamento inicial e obter resultados mais assertivos.

Evitar a responsabilidade

Mesmo os CEOs de startups devem procurar manter as suas responsabilidades e assumir as decisões tomadas, o que é fundamental para um crescimento saudável.

Caso contrário, podem existir problemas com os colaboradores, que afetam outras etapas da produção ou entrega.

Além disso, as startups que buscam se desenvolver e enfrentar desafios também precisam de líderes confiáveis, que não evitam suas funções e saibam gerenciar o time. Por esse motivo, é essencial se manter firme nas atividades administrativas.

Visar os clientes errados

Conhecer o público é um dos primeiros passos para as startups que desejam ser bem-sucedidas.

Afinal, para resolver seus problemas, é necessário conhecer seu perfil e o que eles buscam no mercado. 

Sabemos que em estágios iniciais da construção do produto mínimo viável (MVP) existem diversos testes, mudanças até mesmo de público alvo. Porém, no mínimo documente os erros e assertos para compor detalhadamente seu público alvo quando a empresa entender melhor o mesmo.

O fato é que, a empresa pode acabar desperdiçando muitos recursos se desenvolver estratégias de vendas para os clientes errados, tornando o processo de vendas mais complexo.

Nesse caso, realizar pesquisas de mercado e identificar o perfil ideal dos consumidores de forma mais ágil é essencial para potencializar seus resultados.

Não conseguir tempo para reuniões 1-a-1 com o pessoal

Mesmo com equipes reduzidas, é essencial que o CEO de startup busque manter uma comunicação direta com cada colaborador.

Não ter tempo para reuniões 1-a-1 com seu time torna a relação de trabalho mais impessoal, e pode gerar erros que não são corrigidos, atrapalhando a operação no futuro.

Além disso, alinhar as ideias e manter a cultura da empresa sólida é fundamental para ter um time correspondente aos objetivos do negócio.

Inclusive, este é um dos principais erros apontados pela Forbes para o fracasso de pequenas empresas.

Por esse motivo, busque entender a equipe com reuniões individuais e frequentes.

Não planejar com antecedência

O gerenciamento de startups depende de um planejamento adequado, e deixar de fazê-lo pode ser um erro grave.

Isso porque o gestor deixa de estar preparado para momentos inesperados, que comprometem o trabalho e os resultados.

Assim, é importante planejar qualquer campanha ou ação com antecedência, e buscar seguir essa estrutura de maneira concreta.

Não dar a devida importância aos processos internos

Embora os resultados externos sejam importantes, os procedimentos internos também devem ser monitorados.

Isso permitirá identificar erros que podem estar acontecendo na equipe ou na rotina das operações.

Entender melhor o negócio permite corrigi-lo e aumentar as chances de sucesso, tendo uma base mais sólida dentro da empresa.

Negligenciar o planejamento e análise financeira aprofundada

Enquanto isso, um erro comum nas startups é negligenciar o planejamento financeiro, deixando de realizar uma análise mais detalhada que permite entender as condições da empresa.

No entanto, é essencial saber os limites de gastos, despesas recorrentes e margem de investimento para que as atividades cresçam de maneira saudável.

Assim, ter um planejamento adequado é fundamental, e os gestores devem evitar desconsiderá-los.

Não construir um funil de vendas

Na prática, um funil de vendas é um modelo estratégico de negócio que estrutura a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio.

Isso permite entender melhor o consumidor, a etapa que ele está e quais as considerações para finalizar, de fato, uma venda.

Por isso, um erro comum, porém grave, é não construir esse funil de vendas, e não saber o perfil dos seus compradores em cada passo da jornada, deixando de mapear seu comportamento e criar estratégias focadas nas suas dores.

Não se adaptar às mudanças 

Por fim, vale mencionar que deixar de se adaptar às mudanças do mercado é um dos principais erros dos CEOs de startups iniciantes.

Isso porque o cenário traz, todos os dias, as inovações e transformações do segmento. Nesse caso, empresas que deixam de acompanhar essas modificações podem perder espaço dentro do seu nicho.

Ainda, propor adaptações adequadas também ajuda a atender as necessidades dos clientes de maneira eficiente, sem oferecer soluções ultrapassadas.

Vale a pena investir em startups?

As startups enfrentam uma série de desafios, e existem diversos erros que podem comprometer seu crescimento. No entanto, reconhecer e evitar essas falhas podem permitir que o negócio seja bem-sucedido.

Os consumidores estão sempre em busca de novidades e soluções que atendam à sua demanda, e empresas modernas com ideias inovadoras podem cumprir esse objetivo.

Além disso, é uma forma dos empreendedores colocarem seu plano em prática, transformando o mercado.

Dessa forma, mesmo com as adversidades, vale a pena considerar uma startup, caso deseje operar no mercado de maneira assertiva, mas, claro, sabendo qual caminho seguir para evitar obstáculos e descuidos.

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